Fatos e curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças nos EUA (Thanksgiving Day)

Hoje comemoramos mais um dia de Ação de Graças (Thanksgiving) aqui nos EUA (e acredito que hoje em dia esta data também é comemorada pelo mundo afora). Neste dia, os americanos preparam uma “senhora refeição” e reúnem toda a família para celebrar e agradecer. Êpa, isso todo mundo já sabe.

Mas será que você sabe como esta tradição começou? Por que o peru é o símbolo do Dia de Ação de Graças aqui nos EUA?

Vejam só essas e outras curiosidades sobre o Thanksgiving na América:

  1. O primeiro Thanksgiving foi, na verdade, celebrado durante três dias – o primeiro Thanksgiving foi celebrado no outono de 1621, contando com 50 pelegrinos e 90 índios Wampanoag, durante três dias.
  2. O peru não estava incluído no cardápio do primeiro Thanksgiving – o menu incluía frutos do mar, pato, veado, abóbora (mas não a famosa torta de abóbora de hoje) e arandos (a famosa cramberry).
  3. O Thanksgiving tornou-se um feriado nacional apenas em 1863 – quando a escritora Sarah Josepha Hale convenceu o então presidente dos EUA Abraham Lincoln de oficializar a celebração. SPOILER – Sarah é a escritora da canção infantil “Mary had a little lamb”.
  4. O primeiro desfile do Dia de Ação de Graças da Macys não tinha nenhum balão – e contou apenas com os 400 funcionários que desfilaram com os animaos do Central Park Zoo. Hoje em dia, o desfile conta com dezenas de balões, atrações musicais com os artistas do momento, Papai-Noel e um público fiel com mais de 3 milhões de pessoas.
  5. Os EUA consomem aproximadamente 46 milhões de perus no Thanksgiving (cerca de 88% dos americanos comem peru no dia de Ação de Graças)
  6. Uma refeição típica servida no dia de Ação de Graças contém aproximadamente 3.000 calorias! É comer e correr para a academia para sanar o prejuízo!!
  7. Por que os americanos comem peru no Thanksgiving? São várias as teorias, mas a que mais se aproxima da história do país é o fato de que o peru é uma ave selvagem típica dos EUA e foi declarada como parte da celebração do Thanksgiving logo após o feriado ter sido oficializado nacionalmente pelo presidente da época.

Mais curiosidades sobre o peru:

  1. O peru selvagem pode voar, mas o mesmo não acontece com o peru domesticado.
  2. O peru pode correr em uma velocidade de até 32 km/h.
  3. O peru quase foi extinto nos EUA na década de 1900, mas programas de restauração  levantaram os números para 7 milhões.
  4. A distinção de gênero do peru é feita pelo excremento da ave: o dos machos possui formato em espiral e o as fêmeas tem o formato da letra “j”.

E aí, gostou? Espero que algumas curiosidades tenham te surpreendido!

Bem, o fato é que com peru ou sem peru, desejo à todos vocês um Feliz Dia de Ação de Graças! Vamos reunir a família e agradecer por tudo o que temos e somos… e olha que a lista é bem grande! 

Agradeca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s