O café além da Starbucks (nos EUA)

Muita gente pensa que o café aqui nos EUA está associado à gigante Starbucks, mas a verdade é que existe uma grande variedade de opções alternativas que comprovam que trata-se de mais um mito. É óbvio que a Starbucks sempre tem e terá uma grande clientela, mas o que tem chamado mais a minha atenção ultimamente são as “casas de café” locais.

Se você parar para pensar, a Starbucks não oferece nada de excepcional. O gosto do café (pelo menos aqui nos EUA) não é nada que se possa dizer: “UAU! Nunca experimentei algo assim antes!”, mas o adicional ao café faz a alegria da freguesia desta famosa rede: a marca em si, os sabores variados das bebidas com café, as bebidas sazonais que são sempre a novidade do momento (vejam o exemplo do famoso frapuccino em diversos sabores de acordo com a estação do ano), os doces, pães e sanduíches e, principalmente, a conveniência do próprio lugar, de usar a internet e até trabalhar/estudar por lá. Mas onde o café se enquadra nesta história toda? A verdade é que a falta de novidades no quesito “café” está  fazendo com que os consumidores busquem outras opções.

Aqui em Bellingham onde moro, a Starbucks está presente em todos os bairros, mas não o interessante é que a rede não lidera o rol dos melhores lugares para se tomar um café. Ultimamente tenho visitado lugares diferentes e experimentado várias versões dos diversos tipos de café e de bebidas à base de café.

Há alguns anos conheço e recomendo, por exemplo, o Rustic Coffee and Wine Bar. Trata-se de uma “casa de café”com estilo rústico que também oferece petiscos e vinho! Acreditem: café e vinho combinam perfeitamente. O que eu mais gosto deste lugar é o ambiente e o atendimento personalizado que você recebe (isto a Starbucks não oferece, na minha mais modesta opinião). Outra vantagem é que o café vem direto das fazendas e  são torrados em pequenas porções aqui mesmo na cidade. Isto faz a diferença no sabor e no aroma do café. Para quem está aqui no estado de Washington, este é um dos lugares que eu recomendo a visita.

SubstandardFullSizeRender

Entrada do Rustic Coffee and Wine Bar aqui em Fairhaven (Bellingham)

 

Agora vem o “delight” para vocês: hoje visitei uma loja especial de café. Ela foi inaugurada em novembro de 2016, e já foi dizendo a que veio. No Primer Coffee, o ambiente é totalmente diferente de tudo o que eu já tinha visto por aqui: moderno, chique e cheio de classe. O café, mais do que especial, é de origem latina – basicamente da Guatemala – mas é torrado localmente aqui em Bellingham mesmo. Acreditam que eu tomei um cafezinho brasileiro (direto de Minas Gerais)?  Nem preciso dizer que estava D-I-V-I-N-O!  O menu de petiscos ainda é bem limitado, mas vale a pena experimentar. O Primer Coffee compra e usa ingredientes locais, orgânicos e naturais. Aprendi, por exemplo, que café com mel (em vez de açúcar) é delicioso. Voltando ao assunto petiscos, hoje eu optei por experimentar a torrada integral com geleia, queijo e abacate. Sim, vocês ouviram bem: torrada com geleia, queijo por cima e abacate. Uma combinação divina que aprendi a gostar após ter “torcido o nariz” várias vezes e, acreditem se quiser, é a nova moda das “coffee shops” por aqui.

primer-coffee-bellingham

Ambiente do Primer Coffee

IMG_1226

Meu café brasileiro (direto de Minas)

IMG_1228

A torrada integral com geleia e favo de mel

IMG_1232

O queijo temperado delicioso para acompanhar.

Existem muitos outros lugares em Bellingham e em praticamente todos os EUA para se tomar um café de verdade. Se você mora por aqui ou está visitando, não deixe procurar pelas “coffee shops” locais. Além de ter uma experiência única, você irá saborear o verdadeiro café e enterrará de uma vez por todas a versão de que café nos EUA é “chá-fé”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s