Amamentação sem segredos…

Quem pensa que amamentar é tão simples quanto colocar o bebê “no peito” e mandar bala, está tão certo quanto quem pensa que trata-se de um processo doloroso, que exige muita dedicação, mas que também é gratificante e lindo! Amamentar é tudo isso e muito mais, só que não precisa ser tão complicado e traumático quanto parece. Vamos aos fatos, lembrando que tudo o que escrevo aqui é baseado na minha própria experiência. Acho super importante compartilhar com as leitoras mamães e as futuras mamães também. A intenção não é mostrar o que é certo ou errado fazer, mas sim dar dicas que podem ser úteis e transformar este momento lindo em algo muito mais especial.

Não tive dúvidas em optar por amamentar quando perguntaram no hospital, logo após o nascimento da minha filhota, sobre qual seria minha escolha. Fiz questão de viver esta experiência e de participar deste momento de cumplicidade entre mãe e filha. Não me arrependo. O começo foi um pouco difícil, não pela amamentação em sí, mas para mim especialmente uma vez que tive um pouco de dificuldade em encontrar a posição ideal e confortável para mim e para o bebê.

feedposi_2

Depois de encontrar a posição mais confortável vem a parte que se destina a “ensinar” o bebê a mamar. Se você tiver a sua disposição uma enfermeira ou especialista em amamentação (lactation consultant) aproveita esta grande oportunidade de aprender com algumas dicas que só elas podem ofrecer. Esta parte é muito importante e essencial para todo o ciclo da amamentação.

Quanto tempo devemos deixar o bebê mamar em cada seio? Dizem que devemos dar 10 minutos em um seio e 10 minutos no outro. Nunca gostei desta ideia, e deixo meu bebê a vontade para mamar o quanto quiser. Eu nunca controlei o tempo. Dou o primeiro seio e aguardo até o bebê estar satisfeito. Depois ofereço o segundo seio. Se o bebê não quiser, não tem problema. Basta lembrar de dar o seio que o bebê não mamou primeiro na próxima rodada.

Agora que o bebê já está mamando com frequência, você deve ter notado que seus seios estão começando a ficar doloridos, e quem sabe até “rachados”. É importante estar atenta a isso, e começar a tratar desde o início, ou até mesmo antes de qualquer sinal. Eu sempre passo uma pomadinha antes de amamentar. Segue abaixo a pomada  que eu uso. É excelente, além de cicatrizar rápido, não tem sabor nem cheiro. O bebê pode amamentar mesmo após você ter passado a pomada.

hpa-lanolin-500_500_500

Outra boa notícia é que essa fase dolorida dos seios acaba a partir do segundo mês.

Mais uma dica que nunca deve ser desperdiçada, e que foi muito útil para mim:

Preste atenção na reação do seu bebê uma hora após a amamentação. Se ele demonstrar ter gases ou cólicas, a primeira coisa a fazer é cortar derivados do leite da sua alimentação. Após duas semanas sem tomar leite de vaca, comer queijo, manteiga e derivados, meu bebê estava quase que sem nenhum sintoma de cólica. Evite comer também brócolis, repolho, feijão, couve-flor, chocolate, ingerir cafeína etc. Eu optei por tomar leite de amêndoas, comer manteiga vegetal para naturalistas, e por aí vai. Não consuma soja ou derivados, pois pode piorar os gases do bebê. Parece difícil controlar a nossa vontade de comer todas essas coisas (assim como pode ser difícil encontrar alternativas onde você mora), mas muito maior do que isso é a tranquilidade de não ter que lidar com o choro e o sofrimento do seu bebê por horas. Vale a pena o sacrifício!

Depois de tudo isso, é só aproveitar E MUITO este momento só seu e do seu bebê. Aproveite mesmo, pois o tempo passa muito rápido e esta cena não vai se repetir novamente. Mesmo que você tenha outros filhos, a sensação e o momento será outro.  A amamentação é um dos momentos mais incríveis entre eu e a minha filhota. Não troco por nada!!

flat,550x550,075,f

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s