Sobre o Green Card…

Recebi muitas mensagens perguntando sobre o processo de aquisição do green card. Por isso resolvi escrever este post para compartilhar minha experiência e dar algumas dicas sobre onde, quem estiver interessado, poderá conseguir informações adicionais. Desculpe se o post parece ser um pouco longo, mas acredito que quem realmente estiver interessado ficará feliz em ler.

Em primeiro lugar,  procure um advogado de imigração. Só ele poderá lhe instruir como prosseguir dentro da lei e da forma correta. Este post é apenas um compartilhamento de experiência. Cada caso é um caso.

É importante saber sobre as formas de se conseguir um green card:

Patrocínio de Parentes

Se você tem parentes que têm a cidadania americana, este parente pode patrocinar o seu green card.  O patrocínio de um parente de primeiro grau, ou seja,  pais, filhos e irmãos têm a maior chance de serem aprovados.  O processo demora um pouco, mas esse é um dos meios mais seguros de obter o green card.

Patrocínio de Empregadores

Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador.  Este processo começa com um visto de trabalho, dos quais o mais comum é o H1-B, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card.  Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado.  Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano.  Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.

Casamento

A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente.  Este processo é bem conhecido, principalmente pelas estórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga.  O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado.  Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.

Loteria

Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos.  Mas existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado.  É a chamada loteria do green card. Porém, infelizmente a loteria do green card não está mais disponível para brasileiros devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já foram para os EUA.

Vou compartilhar com vocês a obtenção do green card através do casamento, que foi o processo que tive que passar para poder morar legalmente aqui nos EUA.

No meu caso, iniciei meu processo de imigração com um visto de noiva (K-1) enquanto estava ainda no Brasil. Também existe a opção de se casar no Brasil e depois solicitar o green card, mas neste caso você não poderá estar nos Estados Unidos com seu cônjuge. Devido a isso, preferi me casar nos EUA e fazer o processo do green card por aqui. O processo de green card por casamento é demorado. O cônjuge americano tem que enviar uma petição ao departamento de imigração americano, e após aprovação, o consulado americano no Brasil receberá seu processo e iniciará o seu caso. Consegui meu visto de noiva seis meses após o início do processo, e depois quando cheguei nos EUA ainda tive que passar pelo processo de ajuste de status após o casamento. Todo este processo envolve muita burocracia, tais como exames médicos, provas de relacionamento, depoimento de familiares e amigos etc. Vale mesmo a pena ser instruído por um advogado de imigração competente. Após conseguir o green card, você ainda passa por um período de experiência de dois anos. Esse período é essencial para o departamento de imigração americano se certificar de que seu casamento é realmente verdadeiro. Após esses dois anos você poderá então solicitar o green card permanente, com validade de dez anos. Nesta solicitação você tem que provar através de documentos, depoimentos, fotos etc que seu casamento é real, que vocês têm conta conjunta, empréstimos, aluguel, etc.

Como vocês podem ver, as coisas não são tão simples e fáceis quanto parece. O preço é bastante salgado, Digamos que o processo todo custou em torno de 5.000 dólares. Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável.  O imigrante que possui o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas.  A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração e naturalização americano, o INS.

Vale lembrar que o portador do green card não é considerado um cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar.  Mas, se desejar, o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de alguns anos de residência permanente no país.

Alguns links para obter maiores informações sobre o green card:

http://www.imigrar.com/marriage.html

http://www.uscis.gov/portal/site/uscis

http://www.usa-visas-brazil.com/eng.html

Vou postar mais informações sobre o green card e cidadania americana em breve.

Fiquem ligados no Nana News.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s