Green Card · Imigração

Um sonho realizado, a cidadania americana

Muita gente que me conhece sabe que sempre sonhei em me tornar uma cidadã americana, e 2015 pôde me proporcionar esta conquista.

Desde os meus 15 anos sabia que pertencia à outro país. Sempre quis morar nos Estados Unidos e todas as viagens que fiz como turista fizeram com que eu me sentisse em casa. Pedi que minha mãe me mandasse estudar através de intercâmbio, mas ela nunca levou este plano adiante (talvez pelo medo que eu não voltasse mais). Fato é que o que é do homem o bicho não come.

Em 2009 conheci meu marido e me mudei para os Estados Unidos. Passei por todo o processo do Green Card, e consegui me estabelecer por aqui, graças à Deus. Depois do nascimento da minha filha senti a necessidade de encerrar o ciclo, de não depender mais do departamento de imigração para garantir minha estada no país. Resolvi arregaçar as mangas e solicitar a cidadania.

O processo foi bastante tranquilo, e para aqueles que têm dúvidas, o site do departamento de Homeland and Security dos EUA esclarece todas as dúvidas, passo-a-passo. Fiz tudo sem precisar gastar com advogados de imigração. Basta preencher o formulário, pagar a taxa, enviar os documentos solicitados por eles e aguardar o agendamento da coleta de impressão digital, foto e entrevista.  Ah, não esqueçam de estudar as perguntas que o oficial da imigração fará na entrevista.  Acho o máximo ter um teste sobre cívica, afinal um cidadão tem que saber pelo menos o básico sobre seu país.

A melhor parte vem depois: a cerimônia de naturalização. Foi solene, foi linda, foi emocionante. Senti como se fosse a pessoa mais importante desse mundo. Agora somos uma família completa de cidadãos americanos.

Para você que tem dúvidas, que acha difícil, que se pergunta se vale a pena, que está com medo da entrevista, do teste, entre outras coisas: RELAXE! Simplesmente curta o momento e permita-se emocionar em sua cerimônia. Ela acontecerá apenas uma vez. Boa sorte!

Hoje tenho o orgulho de dizer que sou uma cidadã brasileira e americana! Não poderia querer coisa melhor na vida!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s