Saúde é coisa séria, e com ela não se brinca mesmo. Especialmente com a saúde de seu filho(a). Pois é, recentemente alguns tristes acontecimentos aqui nos EUA (alguns deles no estado onde moro) têm tirado o sono dos pais.
É simplesmente devastador assistir uma criança perder a vida de forma tão brusca diante dos olhos dos pais e não poder fazer nada para reverter a situação. Fato é que algimas doenças estão tirando o sono de todos nós aqui na América do Norte. O que fazer? Estar sempre bem informado das formas de prevenção é sempre o melhor remédio no momento, e claro, não entrar em paranoia (trancar os filhos dentro e casa, entre outras). Como não sei até que ponto essas doenças foram diagnosticadas no Brasil (ou no país onde você mora), eu gostaria de compartilhar com vocês algumas informações a respeito.
Enterovírus D68
Foram registrados mais de 600 casos de enterovírus D68 em 43 estados dos EUA, sendo que a maioria das vítimas são crianças e adolescentes. Este vírius é mais um dos 60 tipos de vírus que causam gripe e resfriado, porém a diferença é que este, em especial, pode causar sintomas mais severos como difuldade de respiração (principalmente em pacientes asmáticos).
Não há vacina disponível contra este tipo de vírus, portanto para evitar a contaminação deve-se prevenir a doença mantendo a higiene (lavar as mãos constantemente), evitar contato direto com pessoas contaminadas, não usar as mãos para conter o espirro ou tossir (usar os cotovelos e o antebraço). Mais informações sobre o enterovírus podem ser encontradas aqui.
Ebola
Essa doença não é nova, mas ultimamente tem se espalhado em diversos países (além do continenre africano), inclusive aqui nos EUA. O primeiro caso de Ebola por aqui foi diagnosticado no Texas, e o paciente infelizmente veio a falecer. Aparentemente há mais um caso registrado (supostamente um homem que teve contato com o paciente falecido), mas isso ainda está sendo investigado.
A doença não é transmitida pelo ar ou água e nem mesmo através dos alimentos. A transmissão acontece ao tocar o sangue ou fluídos do sangue do paciente contaminado, tocar objetos contaminados como agulhas, tocar animais contaminados (ou o sangue deles ou a comida que eles comem).
Vacinas estão sendo testadas, mas ainda não há comprovação da eficácia de nenhuma delas.
E. Coli
E. coli é uma bactéria encontrada no meio ambiente, nos alimentos e nos intestinos de pessoas e animais. A maioria dos casos de infecção não é grave ou fatal, porém há alguns casos onde a contaminação resulta em consequências mais severas. Aqui no estado vizinho ao meu, Oregon, houve um caso devastador no mês de agosto, onde uma garotinha de 4 anos de idade contraiu a doença supostamente após ter comido alimento contaminado (acreditem se quiser, melancia!). Ela veio a falecer sete dias após a contaminação (de E.Coli hemorrágica com falência dos rins), e praticamente agonizou nos braços da mãe.
As formas de prevenção também estão associadas à higiene (lavar as mãos), lavar brinquedos que os bebês põem na boca, evitar alimentos que não foram totalmente cozidos (para a carne estar inteiramente cozida tem que estar em uma temperatura de 160 F ou 70 C). Alguns casos de E.Coli foram encontrados na carne moída, portanto cozinhe, frite ou asse a carne por completo. Evite consumir leite crú, assim como alimentos não pasteurizados, tais como queijos, sucos etc. Evite também engolir água de piscina, rio, lagoa etc.
Mais informações sobre E.Coli e Ebola podem ser encontradas aqui ou aqui.
Muito triste. O único método de evitar estas doenças é a prevenção e a fé que cada um tem dentro de si. Abraços Nana.
Obrigada por trazer informações tão preciosas.