Família · Geral · Maternidade

Valores – ainda estão em alta entre as crianças!

Outro dia estava prestando atenção no mundo a minha volta e cheguei a conclusão de que alguns valores estão bastante escassos na sociedade de hoje.

Como mãe fico pensando em como passar os valores certos para a minha filha, não deixar que ela cresça pensando somente em si mesma, ignorando o mundo a sua volta.

Resolvi então prestar atenção nas crianças americanas, por exemplo. Reparei que aqui nos EUA os pais criam seus filhos com valores totalmente diferentes do Brasil. É óbvio que assim como em qualquer lugar do mundo eles também erram, exageram etc., mas o que me chamou a atenção foi a forma como eles ensinam as crianças a dar valor para aquilo que tem, e principalmente a compartilhar com seus amigos e familiares.

Meu sobrinho de seis anos está cursando educação infantil (antigo pré), e outro dia ele nos contou que a professora o nomeou como “gerente da classe”. Ele era responsável por verificar se as crianças tinham lavado as mãos para evitar passar germes para as outras, entre outras tarefas. Achei muito interessante, principalmente pela empolgação do meu sobrinho. Ele veio até mim todo sorridente e disse: ” Tia, sou o gerente da classe e todas da crianças têm que passar pela minha aprovação.” Que fofo!

Outro exemplo está nos brinquedos. Pelo menos aqui onde moro as crianças não só compartilham brinquedos, como também são incentivadas a doarem os que não querem mais para museus e lojas de brechós. Desta forma outras crianças terão a oportunidade de brincar (no museu) ou comprar o brinquedo por um preço simbólico ou mais acessível. O mesmo acontece com as roupas das crianças por aqui. Os pais entregam as roupas para as lojas de brechós em consignação, assim como compram roupas para deus filhos destas mesmas lojas. Eu mesma estou comprando as roupas da Maddie nestas lojas, já que bebês crescem rápido demais para gastar rios de dinheiro com roupas novas (e ver que elas duram apenas algumas semanas).

Já as crianças maiores assumem pequenas responsabilidades, tais como ajudar os pais a fazer tarefas domésticas (arrumar a cama, lavar a louça), cortar a grama do jardim entre outras coisas, em troca da sua mesada semanal. Acho isso muito bom, pois a criança sabe que não conquista sua mesada de graça. E de pensar que já conheci adolescentes que não levantam do sofá nem para colocar seu prato de comida na pia!

Os exemplos acima são praticados aqui nos EUA, mas tenho certeza que muitos pais no Brasil ou em outros países compartilham da mesma opinião ou praticam os mesmos valores com seus filhos.

Achei interessante comentar aqui no blog, pois ao contrário do que muitos pensam os valores estão nas atitudes mais simples da vida, e podem ser aprendidos desde a infância. A educação e formação das nossas crianças para um futuro melhor começa em casa, e bem cedo!

20140305-202105.jpg

Anúncios

2 comentários em “Valores – ainda estão em alta entre as crianças!

  1. Super apropriado seu comentário……e importante lembrar como os valores mudaram rapidamente na sociedade brasileira! Quando eu era criança ajudar nas tarefas domésticas e com os irmãos menores era super natural na maioria das famílias……..de uma geração para outra isso não existe mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s