Novas leis no Estado de Washington

No mês passado (novembro de 2012) os americanos aqui do estado de Washington votaram e duas novas leis consideradas “polêmicas” pelos cidadãos foram aprovadas: a legalização da maconha e o casamento de pessoas do mesmo sexo. Muita gente já me perguntou se aqui onde eu moro já tem cheiro e fumaça de maconha por todos os lados. Gente, espera aí, não é bem assim não.

Legalização da Maconha

images (1)

A maconha passou a ser legalizada no estado de Washington e no Colorado. O estado de Oregon também votou, mas a legalização da erva não foi aprovada pela maioria dos cidadãos daquele estado. Fato é que ao contrário do que muita gente pensa, a legalização da maconha não se transformou em uma “bagunça” e na exibição explícita de usuários pelas ruas. Aqui no estado de Washington junto com a legalização vieram também as regras para os usuários.

  • A maconha só será vendida à maiores de 21 anos
  • O usuário poderá comprar e consumir apenas 1 onça (29 gramas) de maconha
  • O governo criará taxas sobre a venda do produto a serem pagas pelo consumidor: estima-se que estará  aproximadamente entre 15 e 25%.
  • A maconha se enquadrará nos mesmos critérios do álcool e das drogas (o DUI = driving under influence) no que se refere a dirigir após umas “tragadas”.

Como quem mora por aqui já deve saber, as sansões de DUI não são nada brandas: no mínimo cadeia, pagamento de multa ao governo, suspensão da carteira de motorista e instalação do bafômetro na ignição do carro por no mímino um ano. É importante enfatizar que o governo do estado de Washington ainda está avaliando e definindo regras mais específicas relacionadas à maconha. Por enquanto isso é o que sabemos.

Um dos benefícios da legalização é a inibição do mercado negro (venda ilegal da erva). Ainda não se sabe exatamente quanto o preço da maconha será tabelado e qual será a taxa de venda sobre ele, mas é certo que pretende-se manter o preço mais baixo do que o mercado negro justamente para inibir seu desenvolvimento. Consequentemente os traficantes irão desaparecer com o tempo.

União Matrimonial de Homossexuais

images

Aqui em Washington também foi aprovado o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Hoje li uma notícia de que a sede da prefeitura de Seattle reuniu casais homossexuais para celebrar o casamento de cada um deles. Foi celebrada a união de 140 casais. A lei não obriga os casais a celebrarem o matrimônio em igrejas ou instituições religiosas, assim como não obriga essas igrejas ou instituições a celebrarem o matrimônio dos mesmos. Uma lei justa que respeita os princípios de ambos os lados.

E aí pessoal, o que vocês acham? E se essas duas leis fossem aprovadas no estado em que você mora? Deixem seus comentários, estou curiosa para saber.

Anúncios

Um comentário sobre “Novas leis no Estado de Washington

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s