Vocês sabiam que o feijão não serve apenas para ser consumido com caldo e em cima do arroz? Esta deliciosa semente é bastante utilizada na culinária vegetariana, e eu confesso que adorei a descoberta deste novo prato. Como já tinha comentado com vocês antes, estou fazendo regime durante a semana (ou pelo menos tentando), e uma das coisas que estou tentando evitar é carne.
Ao pesquisar alguns sites de comida vegetariana, meu marido descobriu estes “bean cakes”. Eles são súper práticos de fazer, usamos ingredientes simples, e o melhor de tudo é que alimenta, você não fica com fome e é súper saudável. Vamos à receita?
Bean Cake – Tortinhas de Feijão
Ingredientes (Rendimento duas porções)
– 450 gramas de feijão cozido, sem tempero e sem caldo) O feijão pode ser marrom, preto, vermelho ou branco. Eu fiz com o feijão marrom mesmo (aqui eles chamam de “Pinto Beans”).
– Salsinha à gosto
– Cebolinha à gosto
– 1 dente de alho
– 1 tomate pequeno picado (sem as sementes)
– 1 ovo
– 3 colheres de sopa de farinha de rosca (aqui eles chamam de “bread crumbs”)
– Sal e pimenta à gosto
Como fazer
Cortar todos os legumes em pedaços pequenos (tomate, salsinha, cebolinha e o alho) e reserve.
Em uma tigela de tamanho médio coloque metade do feijão e amasse até que fique parecido com uma pasta. O segredo aqui é não amassar como se fosse um purê de batata, e sim fazer com que sobre alguns pedacinhos de feijão. Em seguida, adicione o restante do feijao junto com todos os demais ingredientes. Misture tudo com as mãos. Em seguida coloque um pouco da mistura nas mãos e com a palma da mão molde o tamanho de uma carne de hamburger. Conforme as tortinhas forem ficando prontas, coloque-as em uma assadeira levemente untada.

Leve ao forno em temperatura de 180º C ou 350 º F, por 20 minutos, não esquecendo de virar as tortinhas após os primeiros 10 minutos. Sirva em seguida.

1, 2, feijap com arroz… peraí, é só feijão!
Mas que receita interessante.
Vou experimentar 🙂
Beijo, fiorella!
Verdade, só feijao! hahahah ficou ótimo! Experimenta e depois me conta 🙂 Bjo!
Oi Valéria! Usei em lata…a medida da certinho…
Adorei a receita, irei fazer com certeza, mas sera que posso usar o famoso feijao em lata mesmo? bjs
Pingback: Dogão do Chef Ian « Nana News and more…