As empresas de TV a cabo e via satélite estão em guerra por aqui. Concorrência? Sempre, é claro. Elas sempre estarão em guerra para conquistar o maior número de clientes possível, mas a “guerra” que me refiro é em relação aos clientes. Com vocês: Comcast (Xfinity), Dish Network e Direct TV, as três maiores empresas de TV a cabo dos EUA.
A Comcast representa o monopólio americano. Quando cheguei aqui nos EUA em 2009 todos tinham Comcast, inclusive meu marido. Pagávamos mais de 100 dólares por mês para ter apenas 75 canais não HD e serviço de internet. Tenho que admitir que a velocidade de conexão da internet é uma beleza (mais de 15 megabites por segundo). O que realmente pesava contra a Comcast naquela época era o péssimo serviço de atendimento ao cliente. Com isso mudamos para a Dish Network, que oferecia pacotes com mais de 250 canais (a maioria HD), por um preço bem diferente da Comcast : 40 dólares por um ano. A única coisa ruim era que tivemos que assinar um contrato com eles por 2 anos de serviço.
A Dish Network nos fez muito felizes por quase dois anos, e tudo começou a desmoronar no mês passado. Foi anunciado o corte do canal AMC (para quem não sabe, o AMC transmite séries populares como “The Walking Dead” entre outras que eu adoro). O impacto em relação aos assinantes foi tão grande que até criaram um site específico onde os clientes podem reclamar e reivindicar a volta do canal. Até o momento nada adiantou, e estamos sem a AMC na nossa lista de canais. Também descobrimos que a Dish cortou um canal de esportes que exibe os jogos de futebol americano da Universidade de Washington. Isso foi a gota dágua para meu marido, que adora assistir aos jogos. Como nosso contrato vence em agosto, já estamos buscando outra empresa de TV a cabo.
Ficamos ainda mais surpresos quando ligamos para a Dish e perguntamos sobre os procedimentos que devem ser feitos no ato do cancelamento dos serviços em agosto. Nós temos que enviar o equipamento deles de volta por correio/courrier e pagar pelo envio! E a antena parabólica que eles instalaram no telhado? Eis a resposta deles: “Ela é sua senhora. A senhora pode fazer o que quiser com ela. Nós não desisntalamos e não solicitamos de volta.” Fala sério! O que eles acham que os clientes fazem com uma antena daquelas que não terá utilidade alguma sem os serviços da Dish Network? E o pior é que nós mesmos é que temos que nos arriscar e tirar a antena do telhado.
Enquanto isso, a Direc TV viu minhas reclamações sobre a Dish Network no Twitter, e começou a enviar mensagens fazendo propaganda e me oferecendo “ótimos preços” para que eu assine com eles. Confesso que até pensei em fazer isso, mas hoje fiquei sabendo que eles estão cortando 26 canais bastante populares, incluindo a Nickelodeon, CMT, MTV, VH1 etc. Eles simplesmente declararam guerra com seus assinantes e isso está causando a maior polêmica por aqui.
Quanto a mim, só me resta voltar aos serviços da Comcast. O lado bom é que nestes dois últimos anos, eles melhoraram bastante nos seus serviços e também nos preços. A única coisa que me entristece é que diante dos fatos, a Comcast vai reinar seu monopólio por muitos e muitos anos, e isso fará com que eles se sintam acomodados e não estejam novamente nem aí para os clientes. Bem, pelo menos vou ter acesso a todos os canais que gosto, e o marido não ficará sem o futebol americano que tanto gosta. Quanto ao monopólio, nada a fazer: “Cest La Vie…
Me faz lembrar – amargamente, do monopolio da espanhola Telefonica, que se “instalou” no Brasil. Nunca mais pudemos falar com um funcionário pelo telefone. Tudo automatizado. Tudo “burrocratizado”.
Verdade, e o pior é que nao se sabe se é a empresa que esta cortando os canais ou se sao os canais que estao cobrando um absurdo dessas empresas. Tá a maior polemica!