A “guerra” da TV a cabo americana

As empresas de TV a cabo e via satélite estão em guerra por aqui. Concorrência? Sempre, é claro. Elas sempre estarão em guerra para conquistar o maior número de clientes possível, mas a “guerra” que me refiro é em relação aos clientes. Com vocês: Comcast (Xfinity), Dish Network e Direct TV, as três maiores empresas de TV a cabo dos EUA.

A Comcast representa o monopólio americano. Quando cheguei aqui nos EUA em 2009 todos tinham Comcast, inclusive meu marido. Pagávamos mais de 100 dólares por mês para ter apenas 75 canais não HD e serviço de internet. Tenho que admitir que a velocidade de conexão da internet é uma beleza (mais de 15 megabites por segundo). O que realmente pesava contra a Comcast naquela época era o péssimo serviço de atendimento ao cliente. Com isso mudamos para a Dish Network, que oferecia pacotes com mais de 250 canais (a maioria HD), por um preço bem diferente da Comcast : 40 dólares por um ano. A única coisa ruim era que tivemos que assinar um contrato com eles por 2 anos de serviço.

A Dish Network nos fez muito felizes por quase dois anos, e tudo começou a desmoronar no mês passado. Foi anunciado o corte do canal AMC (para quem não sabe, o AMC transmite séries populares como “The Walking Dead” entre outras que eu adoro). O impacto em relação aos assinantes foi tão grande que até criaram um site específico onde os clientes podem reclamar e reivindicar a volta do canal. Até o momento nada adiantou, e estamos sem a AMC na nossa lista de canais. Também descobrimos que a Dish cortou um canal de esportes que exibe os jogos de futebol americano da Universidade de Washington. Isso foi a gota dágua para meu marido, que adora assistir aos jogos. Como nosso contrato vence em agosto, já estamos buscando outra empresa de TV a cabo.

Ficamos ainda mais surpresos quando ligamos para a Dish e perguntamos sobre os procedimentos que devem ser feitos no ato do cancelamento dos serviços em agosto.  Nós temos que enviar o equipamento deles de volta por correio/courrier e pagar pelo envio! E a antena parabólica que eles instalaram no telhado? Eis a resposta deles: “Ela é sua senhora. A senhora pode fazer o que quiser com ela. Nós não desisntalamos e não solicitamos de volta.” Fala sério! O que eles acham que os clientes fazem com uma antena daquelas que não terá utilidade alguma sem os serviços da Dish Network? E o pior é que nós mesmos é que temos que nos arriscar e tirar a antena do telhado.

Enquanto isso, a Direc TV viu minhas reclamações sobre a Dish Network no Twitter, e começou a enviar mensagens fazendo propaganda e me oferecendo “ótimos preços” para que eu assine com eles. Confesso que até pensei em fazer isso, mas hoje fiquei sabendo que eles estão cortando 26 canais bastante populares, incluindo a Nickelodeon, CMT, MTV, VH1 etc.  Eles simplesmente declararam guerra com seus assinantes e isso está causando a maior polêmica por aqui.

Quanto a mim, só me resta voltar aos serviços da Comcast. O lado bom é que nestes dois últimos anos, eles melhoraram bastante nos seus serviços e também nos preços. A única coisa que me entristece é que diante dos fatos, a Comcast vai reinar seu monopólio por muitos e muitos anos, e isso fará com que eles se sintam acomodados e não estejam novamente nem aí para os clientes. Bem, pelo menos vou ter acesso a todos os canais que gosto, e o marido não ficará sem o futebol americano que tanto gosta. Quanto ao monopólio, nada a fazer: “Cest La Vie…

Anúncios

2 comentários sobre “A “guerra” da TV a cabo americana

  1. Beta disse:

    Me faz lembrar – amargamente, do monopolio da espanhola Telefonica, que se “instalou” no Brasil. Nunca mais pudemos falar com um funcionário pelo telefone. Tudo automatizado. Tudo “burrocratizado”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s