Receitas

Hamburgeres Saudáveis – Eles existem!

Esta semana eu vi uma reportagem que mostrava um restaurante californiano que acabava de lançar um “Bacon Burger” de verdade. O hamburguer tinha 100% de carne de bacon, queijo derretido com pedaços de bacon, etc. Apesar da aparência ser apetitosa, e de amar bacon, tenho certeza de que este hamburger representa um ataque cardíaco em uma mordida! Pensando nisso, e também nas experiências que tive ao comer hamburgueres aqui nos EUA, resolvi compartilhar com vocês opções caseiras mais saudáveis, sendo que uma delas pode ser considerada 90% livre de gordura. E aí, estão animados?

Já tinha comentado com vocês que meu marido é chef de cozinha, e que já tentamos várias artimanhas culinárias, como macarrão e linguiça caseira. Desta vez, estamos tentando manter nossa paixão por hamburgeres um pouco menos prejudicial à saúde. Bem, chega de blá blá blá e vamos as receitas ditadas diretamente pelo Chef Ian Batdorf. Vou tentar adaptar os ingredientes conforme necessário para que vocês que estão no Brasil e nos EUA possam fazer estas delícias em casa.

1 – Healthy Summertime Turkey Burger (Hamburguer de Peru Saudável 90% fat free)

Ingredientes (rendimento: 4 hamburgeres):

– 1/2 quilo de carne de peru moída (1 pound of ground turkey)

– 1 ovo

– 1/4 de xícara de farinha de rosca (1/4 cup of bread crumbs)

– 2 cebolinhas picadas em rodelas ( 2 sliced green onions)

– 1 dente de alho amassado

– 1/4 xícara de salsinha picada

– Sal e pimenta a gosto

– 4 fatias de queijo suiço (light, ou fat free)

– 4 fatias de abacate Hass (aquele pequeno com a casca escura)

– 4 fatias de tomate

– 4 pães de hamburger integral

Como fazer:

Fatie o abacate e o tomate e reserve junto com o queijo suiço e os pães de hamburger. Em uma tigela, misture todos os demais ingredientes (carne, cebola, alho, salsinha, ovo, farinha de rosca, sal e pimenta). Misture suavemente com as mãos. Cuidado para não expremer a carne nem os ingredientes. Quando a mistura estiver pronta, divida a carne em 4 bolas de tamanhos iguais. Com a palma das mãos, pressione cada bolinha para fazer com que as mesmas fiquem no formato de carnes de hamburger. Coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno 180 graus (350 º F). Quando a carne estiver totalmente cozida dos dois lados (aproximadamente 77 celsius ou 165 º F), coloque uma fatia de queijo suiço em cada carne de hamburger e leve novamente ao forno para que o queijo seja derretido. Ao mesmo tempo, coloque os pães de hambueger no forno por aproximadamente 1 minuto no máximo para que ele esteja “morninho”.

Montando o hamburguer: Retire a carne de hamburger e os pãezinhos do forno e monte seu hamburger. Você pode usar maionese light, a fatia de tomate, uma de abacate, se quiser pode colocar cebola, etc.

Olha como ficou o nosso:

2 – Greek Lamb Burger (Hamburger Grego com Carne de Carneiro )

Ingredientes (rendimento: 4 hamburgeres):

– 1/2 quilo de carne de carneiro moída (1 pound of ground lamb)

– 1 ovo

– 1/4 de xícara de farinha de rosca (1/4 cup of bread crumbs)

– 10 azeitonas pretas picadas (Kalamata Olives)

– 1 dente de alho amassado

– 1/4 xícara de orégano fresco

– 1/2 xícara de queijo Feta (esfarelado)

– Sal e pimenta a gosto

– 4 fatias de pepino

– 4 fatias de tomate

– 4 rodelas finas de cebola roxa

– 1 colher de sopa de iogurte natural por hamburger (greek yogurt)

– 4 pães de hamburger

Como fazer:

Separe as fatias de tomate, pepino, rodelas de cebola, yogurte e os pães de hamburger. Em uma tigela, misture todos os demais ingredientes (carne, azeitona, alho, orégano, ovo, farinha de rosca, queijo feta, sal e pimenta). Misture suavemente com as mãos. Cuidado para não expremer a carne nem os ingredientes. Quando a mistura estiver pronta, divida a carne em 4 bolas de tamanhos iguais. Com a palma das mãos, pressione cada bolinha para fazer com que as mesmas fiquem no formato de carnes de hamburger. Coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno 180 graus (350 º F). Quando a carne estiver cozida dos dois lados (aproximadamente 60 graus celsius ou 140 graus farenheit), coloque os pães de hamburger no forno por aproximadamente 1 minuto no máximo para que ele esteja “morninho”.

Montando o hamburguer: Retire a carne de hamburger e os pãezinhos do forno e monte seu hamburger. Ao inves da maionese, coloque o yogurte no pão, a carne, os tomates, pepino, cebola roxa e bom apetite!

3 – Blue´s All American Burger (Hamburguer Americano do Chef Ian Blue)

Este aqui não é nada saudável, mas o fato de fazer em casa, com ingredientes naturais faz muita diferença.

Ingredientes (rendimento: 4 hamburgeres):

– 1/2 quilo de carne moída (1 pound of 80/20 ground beef or ground chuck)

– 4 fatias de bacon

– 1 ovo

– 1/4 de xícara de farinha de rosca (1/4 cup of bread crumbs)

– 1 colher de sopa de molho inglês

– Sal e pimenta a gosto

– 2 cebolas médias fatiadas em rodelas e caramelizadas (frite a cebola em fogo baixo com azeite até que ela fique totalmente dourada)

– 4 fatias de queijo cheedar (ou queijo prato)

– Picles a vontade

– 4 fatias de tomate

– 4 pães de hamburger

Como fazer:

Reserve o picles fatiado, as fatias de tomate, o queijo e os pães de hamburger. Corte as fatias de bacon cruas em pedaços bem pequenos. Misture os pedacinhos de bacon com a carne moída e os demais ingredientes ( ovo, farinha de rosca, molho inglês, sal e pimenta). Misture suavemente com as mãos. Cuidado para não expremer a carne nem os ingredientes. Quando a mistura estiver pronta, divida a carne em 4 bolas de tamanhos iguais. Com a palma das mãos, pressione cada bolinha para fazer com que as mesmas fiquem no formato de carnes de hamburger. Coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno 180 graus (350 º F). Quando a carne estiver totalmente cozida dos dois lados (aproximadamente 74 celsius ou 165 º F), coloque uma fatia de queijo cheedar em cada carne de hamburger e leve novamente ao forno para que o queijo seja derretido. Ao mesmo tempo, coloque os pães de hambueger no forno por aproximadamente 1 minuto no máximo para que ele esteja “morninho”.

Montando o hamburguer: Retire a carne de hamburger e os pãezinhos do forno e monte seu hamburger. Você pode usar maionese, a fatia de tomate, picles, e as cebolas caramelizadas, molho barbecue etc.

E a minha mãe não tem vergonha de dizer: ” Eu simplesmente adoro o Hambueger Americano do Chef Ian Blue” – Tânia Bueno

DICA IMPORTANTE – Os Hamburgeres ficam com outro sabor se ao invés de colocados no forno forem feitos na churrasqueira! Experimentem!

0 comentário em “Hamburgeres Saudáveis – Eles existem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: