Nem tudo é tão URGENTE quanto parece…

Desde que entrei para o mercado de trabalho aos 18 anos de idade posso dizer que já ouvi a palavra URGENTE inúmeras vezes. O problema é: será que em todos estes casos as situações eram realmente urgentes?

Tudo o que eu sei é que está na moda falar “URGENTE” para tudo, e não apenas no âmbito profissional. No final de semana passado recebi uma ligação de um amigo me pedindo para ligar de volta para ele URGENTE. Quando a gente se depara com esta palavra já pensa no pior, não é mesmo? Pois e se eu disser que liguei para este tal amigo e ele simplesmente me disse: “Ah, nada demais, só queria falar com você para matarmos as saudades”. O que???? Isso era o URGENTE?

Na área profissional isso também não é diferente. As pessoas hoje em dia usam a palavra URGENTE para qualquer situação, sem se dar conta da necessidade. Um certo cliente me enviou uma mensagem já com a palavra URGENTE no título, escrita com todas as letras em maiúsculas. Pensei que ele precisava de um trabalho “para ontem” e que eu teria que largar tudo o que estivesse fazendo para atendê-lo. Ao ler a mensagem encontro a seguinte frase “Por favor, pense a respeito e responda quando puder”. Onde está a urgência?

Cheguei a conclusão que as pessoas solicitam urgência apenas para chamar a atenção. Pensam que todos irão ler a mensagem ou responder mais rapidamente se esta “palavrinha mágica” estiver enfeitando a mensagem. É por essas e outras que a palavra URGENTE está perdendo sua força a cada dia que passa. E as pessoas estão cada vez mais convencidas de que o URGENTE não era tão essencial assim, ou simplesmente não deveria nem ser mencionado. A palavra “urgente” já faz parte do vocabulário que substitui a persuasão. Afinal, persuadir exige técnica, sabedoria. É mais fácil gritar “URGENTE!” e tudo fica melhor, mais rápido. Não importa se você está ocupado, impossibilitado, ou até mesmo desviando o curso de tarefas, prejudicando processos. Usa-se essa palavra até mesmo substituindo o “por favor” ou o “você pode?”

Será que as pessoas já ouviram falar na palavra IMPORTANTE? Pois é, esta é a palavra certa na maioria das vezes, ao contrário da palavra urgente. É IMPORTANTE saber quando utilizá-las, distinguindo-se assim do que é realmente URGENTE.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s