Memorial Day deveria ser lembrado por “memórias” de paz…

Já sei que talvez este post possa causar polêmica, mas mesmo assim vou postar. Todos vocês são livres para concordar ou não, e eu respeitarei a opinião de cada um. Fiquem a vontade para comentar.

Hoje comemora-se aqui na América o Memorial Day, ou seja, o dia em que todos os americanos que serviram as forças armadas e que morreram honrando o país são homenageados e lembrados. Acho bonito o país reconhecer que muitas pessoas deram suas vidas para defender o ideal e os interesses dos Estados Unidos. Patriotas que são, eles jamais deixariam de comemorar esta data.

Algumas cidades homenageiam com passeatas, outras constróem o chamado Memorial Park e colocam os nomes dos guerriheiros para que sejam lembrados e outras constróem monumentos. Todas estas homenagens são muito lindas, mas na minha opinião nem tudo são flores.

Vejo vários comerciais de televisão anunciando promoções para o Memorial Day. Aliás, vocês acham que um país capitalista e consumista como este iria deixar esta data em branco? Todas as datas comemorativas se transformam em “venham curtir o feriado comprando”. Eles aproveitam cada minuto em que as pessoas não estão trabalhando para investir nas vendas. Errado? Certo? Não sei, mas eu particularmente não concordo e não acho nada bonito.

Na verdade eu não concordo com a origem desta data: a guerra. É triste saber que milhares de vidas foram perdidas em função da guerra, terrorismo etc. Tudo bem, nos países em que não existe guerra milhares de pessoas morrem vítimas da violência, acidentes etc. Mas convenhamos pessoal. Gastar bilhões de dólares em guerras, armas etc., sendo que este dinheiro seria muito melhor investido para melhorar as condições do país, ajudar aqueles menos desenvolvidos… e o melhor de tudo: pais de família não morreriam, jovens não teriam seus futuros interrompidos e o mundo seria melhor sem a guerra.

Estava conversando com meu marido sobre isso (ele é americano), e ele disse que também não concorda com a guerra e com o fato dos EUA estarem presentes em quase todas elas. Mas ele também me disse que isso é importante para o país, o país tem que garantir a segurança própria e defender os países que não tem condições de lutar etc. Como vocês podem ver, tudo depende do ponto de vista de cada um.

O meu é simples: O Memorial Day poderia ser comemorado em função das grandes recordações, de paz, amor, conquistas…que sonho seria se fosse assim!

Anúncios

Um comentário sobre “Memorial Day deveria ser lembrado por “memórias” de paz…

  1. neno disse:

    “o país tem que garantir a segurança própria e defender os países que não tem condições de lutar”

    isso foi piada neh? heheh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s