Vocês conhecem o “Obelisco Espacial” de Seattle?

Cada cidade tem um “marco”, e com a maravilhosa cidade de Seattle isso não é diferente. Há exatamente 50 anos foi construída a torre Space Needle, ou “Obelisco Espacial”, que hoje é o maior símbolo do local.

Em função do Space Needle e dos prédios arquitetônicos, Seattle é conhecida como uma cidade futurística, sede da Microsoft, da Boeing, Amazon e outras grandes empresas. Mas por que será que decidiram construir o Space Needle?

O americano Edward E. Carlson se inspirou na torre de Stuttgart, localizada na Alemanha, e decidiu construir o Space Needle para ser inaugurado durante a semana da Feira Mundial de 1962. Para quem não sabe, a Feira Mundial ficou conhecida como a Feira do Século 21 que aconteceu em 1962 com mais de 10 milhões de visitantes. Daí originou-se o “ar futurístico” de Seattle.

O Space Needle é uma torre constituída por 4 alicerces, enterrados a 9 metros de profundidade, pesam mais de 5850 toneladas, colocando o centro de gravidade da torre a apenas 1 metro e meio do nível do chão. No topo do Space Needle, a um nível de 152 metros de altura, há um restaurante giratório que acomoda 300 pessoas e gira 360 graus em uma hora.

A partir de 1992 o Space Needle passou a ser palco de shows pirotécnicos de fogos de artifício para a virada de cada ano. É simplesmente lindo!

O elevador sobe à velocidade de 244 metros por minuto e leva os visitantes ao topo da torre em menos de 48 segundos. Como o elevador desce a uma velocidade de 16 quilômetros e a neve cai a 5 quilômetros por hora, quando o visitante descer no elevador do Obelisco Espacial durante uma nevasca, ele terá a sensação de que a neve está subindo e não caindo.

Ontem em Seattle teve uma grande comemoração do aniversários de 50 anos do Space Needle, e a maior atração foi poder subir na torre por apenas 1 dólar (o preço normal é em torno de 20 dólares). A torre também ganhou um presente especial. Foi pintada por voluntários na cor dourada retrô.

Eis aqui um link para o slideshow que mostra o Space Needle de todos os ângulos possíveis, desde a sua construção até a sua reforma para a comemoração dos 50 anos.

http://msnbc.msn.com/id/47107354/displaymode/1247?beginSlide=1#.T5RW7qtYuXU

Eu já subi dus vezes no Space Needle, nos três anos que moro aqui, e confesso que vale a pena. A vista de Seattle é simplesmente linda. É um passeio turístico obrigatório para quem vier visitar a cidade.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s