Integridade nos negócios

Uma das coisas que ninguém pode tirar é a nossa integridade e idoneidade. Se você tem isso, acredite: você tem tudo.

Ao longo destes anos de experiência na área de tradução passei por diversas situações das quais nao desejo para ninguém, mas confesso que o que me salvou foi a minha idoneidade, integridade e profissionalismo.

Gostaria de compartilhar com vocês algumas ideias que podem ser muito úteis naqueles momentos em que gostaríamos de mandar alguém para aquele lugar, mas nao podemos.

Saber os seus direitos e obrigações é essencial
Verdade. Preste atenção nos contratos assinados, termos acordados, instruções etc. Tudo começa e termina neste tópico. Nao se esqueca que assim como seu cliente, você tambem tem o direito de fazer suas exigências em comum acordo. E isso é muito importante para te proteger e para tambem proteger o cliente ou parceiro,

O lema é tirar o seu da reta
Definitivamente nao, ou pelo menos nao é dessa forma que as coisas devem ser conduzidas. Infelizmente certas pessoas fazem de tudo para nao assumir seus próprios erros, inclusive chegam a questionar a integridade do outro profissional. Neste caso o lema nao é tirar o seu da reta, mas sim fazer prevalecer sua integridade profissional. Ser profissional é lidar com este tipo de situação com maturidade e contornar a situação de forma objetiva e honesta. Sempre!

Bater boca sempre da certo e resulta em conseguir o que quer
Pois é, outra coisa que realmente nao da certo. As coisas nao podem ser conduzidas desta forma. Sim, é importante nao dizer amem para tudo e levantar seu ponto de vista, mas isto tem de ser feito da forma mais profissional possível, sem acusações levianas ou até mesmo que nao tem a ver com a questao. Apontar os defeitos pessoais do cliente ou do outro profissional nao ira resolver a situação. Argumente o que esta em questao e demostre seu ponto de vista com clareza. Isso sim é o “bate boca” profissional.

Explicar tudo nos mínimos detalhes faz com que o outro lado argumente menos
É justamente ao contrario. Quanto mais você explicar e se expor, mais dará sua cara a tapa. O segredo é ir direto a ponto, expor o que gostaria sem enrrolar. O famoso lema do curto e grosso se encaixa perfeitamente aqui. Você em que ser claro o suficiente para cessar argumentos e buscar a solução.

A solução é ceder rápido para resolver de uma vez
Nao descarto esta possibilidade, mas tudo depende muito de cada situação. As vezes é preciso negociar para se chegar a um senso comum e a um acordo bom e justo para os dois lados, mas isso nao significa que temos que ceder sempre ou que estamos fazendo o que o outro lado quer. O importante aqui é analisar com calma a situação e tentar ao máximo buscar a solução para ambos os lados.

Em resumo pessoal, lembrem-se sempre: idoneidade, integridade, honestidade e profissionalismo são virtudes que nenhuma situação pode ofuscar. É um dom natural de cada um de nos. Basta colocar isso em pratica e seguir sempre em frente com a cabeça erguida e confiança em si mesmo.

20120329-215816.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s