Workaholic eu??? Nao mesmo!

Organizar o tempo e separar prioridades no trabalho é o ponto principal para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Quando comecei a trabalhar, la pelo comecinho do ano 2000, nao sabia o significado desta palavrinha ai do titulo do post.

Lembro-me como se fosse hoje que naquela epoca eu ficava questionando por que as pessoas ficavam trabalhando até mais tarde sem sequer ganhar um centavo a mais por isso. Jurava para mim mesma que nunca o faria, e o que aconteceu? Mordi a língua.

Semana passada trabalhei mais de 30 horas seguidas em um projeto, e confesso que nao foi nada bom. Fiquei com tendinite, olheiras, cansada etc. O motivo foi justo e nao tive outra saida, mas gostaria de compartilhar com voces o quanto isso nao é bom..

Eu particularmente nao acho comum nem certo trabalhar alem do horario previsto, porem ha excecoes. No meu caso, por exemplo, as vezes nao tem outro jeito. Hoje, como tenho minha propria empresa, tenho mais responsabilidades e tenho que me permitir estar disponivel a qualquer momento para nao perder negocios.

Lido com clientes ao redor do mundo e a questao do fuso horario conta muito. As vezes tambem a tradução é muito extensa e demanda muita pesquisa que duram horas a fio. Ossos do oficio, mas alem disso tudo, é importante se ter em mente que independente da situacao ou cargo, trabalhar alem do seu horario normal de expediente nao deve se tornar um habito ou rotina.

É muito importante sempre analisar o motivo: Sera que meu rendimento nao é mais o mesmo? Sera que estou sobrecarregada de trabalho? Ou entao sera que estou simplesmente vivendo para o trabalho ja que a minha vida pessoal nao tem graca?

Seja qual for a resposta é preciso tomar uma providencia imediata se perceber que trabalhar ate altas horas esta se tornando uma rotina.

– Se o seu rendimento nao esta sendo mais o mesmo, verifique se voce esta se sentindo motivado e feliz em seu trabalho. Talvez a insatisfacao ou o descontentamento possam estar interferindo no seu dia-a-dia.

– Se voce esta fazendo hora extra por estar sobrecarregado, esta na hora de conversar com seu chefe a respeito. Isso nao é bom nem para voce e muito menos para a empresa, por mais que pareca ao contrario.

– E se voce esta vivendo para o trabalho, por favor, reavalie esta atitude. Ninguem pode levar uma vida tao sem graca a ponto de viver para trabalhar. Vale a pena lembrar sempre que temos a nossa vida pessoal para cuidar.

No meu caso, apos uma analise sobre o que me fez trabalhar tanto desesperadamente para cumprir prazos, descobri que a culpa foi mesmo minha, pois nao organizei meu tempo da forma correta. Agora sei o que acontece e nao desejo passar por isso nunca mais. Farei o possivel para que isso nunca mais se repita.

A minha dica pessoal, chama-se organizacao. Coloque as prioridades e as urgencias na frente, e o resto vai de acordo com o tempo restante. A partir do momento que sabemos organizar nossas prioridades e o nosso tempo, tudo se encaixa perfeitamente.

Lembre,-se: Trabalhamos para viver e nao ao contrario!

PS – Desculpem a falta de acentuacao. O teclado esta em ingles e nao consegui colocar acento em todas as palavras.

Anúncios

Um comentário sobre “Workaholic eu??? Nao mesmo!

  1. Carol disse:

    Adorei a reportagem e, principalmente, a conclusao. ORGANIZACAO é a palavra chave para muitas coisas e tempo é questao de prioridade 🙂 Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s