Este post dedico aos queridos leitores que, assim como eu, apreciam um bom vinho.
Não basta comprar um vinho de qualidade. É essencial saber apreciá-lo e serví-lo para garantir uma experiência inesquecível. O aroma e sabor aqui falam mais alto.
Confesso que no começo eu não era muito antenada sobre este assunto. Sempre pensei que comprando um vinhod e qualidade e de safra antiga estaria saboreando “o vinho”. Nada como a experiência de vida e um marido apreciador de vinhos para ensinar como as coisas realmente são. Estão curiosos? Vamos aos “finalmentes”.
Os acessórios indispensáveis para servir e apreciar um bom vinho são:
Saca-rolhas:
Precisa ser funcional (fácil de ser usado), forte (os que são feitos com materiais baratos geralmente racham ou quebram com o uso) e revestido com teflon (o que reduz o atrito entre a rolha e a espiral). A espiral deve ter ponta afiada (para a rolha não quebrar).
Decantadores:
Permitem que o vinho respire e ajudam a remover sedimentos ou outras sujeiras boiando em vinhos antigos. Além de ajudar a eliminar qualquer aroma desagradável. Mesmo vinhos jovens se beneficiam de uma passagem por um decantador por 15 minutos antes de serem servidos.
Taças:
Três tipos de taças é o suficiente. A fltue, para Champanhe; uma taça para todos os tipos de vinho; e uma versão ligeiramente maior do que a anterior, para tintos mais encorpados.
Opte por uma taça transparente (nada de modelos extravagantes, as taças devem ser simples para você enxergar o conteúdo). A taça precisa de um pé (assim você não segura pelo bojo da taça, o que pode alterar a temperatura do vinho).
O processo contado de forma simples e rápida para que vocês não percam tempo e possam apreciar o vinho agora mesmo!
Depois de escolher o seu vinho, limpe a garrafa cuidadosamente, especialmente em torno do gargalo, para retirar qualquer pó que possa ter acumulado.
O vinho tinto deve ser aberto pelo menos entre 30 minutos e uma hora antes de ser servido e vertido lentamente para um decantador – recipiente em vidro próprio para receber vinho.
A decantação de um vinho consiste em uma operação simples, porém cuidadosa, para remover o sedimento ou borra ou depósito do fundo da garrafa, em geral existentes no vinhos muito envelhecidos. Tranfere-se o vinho lentamente da garrafa para o decantador. Deixa-se o decanter em repouso, até que o sedimento vá todo para o fundo e, em seguida, serve-se lentamente o vinho nas taças.
Para quem tem curiosidade de ver mais detalhes do processo, segue o vídeo!
Saúde!!
Vinho é minha bebida predileta, principalmente o branco (já que beber uísque, com filhos em casa, não rola!).
Você então agora já sabe que o ar ativa todas as qualidades do vinho, tornando a desgutação tão mais prazerosa!
Agora conta pra gente, você gosta mais de tinto, rosê, ou branco?
Pra fechar, vai uma frase de efeito que lí por aqui, há anos:
“I like to cook with wine. Sometimes, I even put it in the food”.
Eu amo vinho tinto… mas sou fã das versões mais doces hehehe.