EUA – Um país construído por imigrantes

Os EUA são uma nação de imigrantes. Não me refiro apenas aos milhares de imigrantes que deixaram seu país para viver por aqui, mas quero destacar também que os EUA é um país construído por imigrantes. Foram eles que fizeram a história deste país.

Para vocês terem uma ideia, os “americanos puros” são somente os chamados “Native Americans”, ou seja, os primeiros habitantes destas terras (que nem inglês falam). Os “Native Americans” são os índios, e hoje em dia os EUA tem apenas 2,5 milhões de índios.

O resto da população são TODOS descendentes de imigrantes de todas as partes do mundo, começando pela Inglaterra e outros países europeus tais como a Alemanha, Noruega, Suécia etc., até os países da África, América Central e Latina em geral.

Um exemplo bem comum, para vocês terem uma ideia, é a minha família americana. Da parte do meu sogro todos são descendentes de alemães, e da parte da minha sogra são descendentes de noruegueses. Os primos e irmãos do meu marido se casaram com imigrantes da Guatemala, Coreia, Filipinas e… Brasil claro! Estou aqui!!!

Aliás, falando em Brasil, nem preciso falar sobre a “invasão” da imigração latino-americana por aqui. Hoje em dia quem domina essa imigração latino-americana são os mexicanos. Temos aqui nos EUA pelo menos 30 milhões de pessoas de origem mexicana. Os brasileiros também não ficam muito lá atrás não, já somos em pelo menos 1.200.000. Como dizem por aí, estamos nos proliferando na terra do Tio Sam! E quanto a origem latina, dentre os cidadãos americanos, mais de 45 milhões de pessoas são de origem latina.

Separei aqui um vídeo muito legal sobre um filme chamado “Stripes” (que significa as listras da bandeira americana). Este pedacinho de dois minutos mostra o discurso de um general tentando “animar” seus soldados para irem à guerra e lutar pela nação americana. O legal é que o discurso fala EXATAMENTE a verdade sobre a origem e miscigenação americana.

Para quem não consegue acompanhar o texto em inglês, vou traduzir uma parte do discurso para vocês (olha a tradutora Nadja Batdorf entrando em açãoooooo!!!)

Que diabos está acontecendo com vocês? Burros! Todos nós somos pessoas diferentes!. Não somos de uma tribo africana, não somos espartanos. Somos americanos com “A” maiúsculo, certo? Vocês sabem o que isso significa? Sabem? Isso significa que nossos antepassados foram expulsos de cada país decente deste mundo. Nós somos os miseráveis refugiados. Nós somos os vira-latas. E aqui está a prova: o nariz deste cidadão aqui está gelado! Mas não existe nenhum animal mais leal, fiel e amável do que o vira-lata.

Como vocês podem ver, eles mesmos assumem que são descendentes de imigrantes e que os imigrantes são a alma deste país da América do Norte. Finalizo este post com a questão que não quer calar: Já que os EUA é um país de imigrantes, por que tamanha burocracia em relação as leis de imigração?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s