No ônibus tem de tudo, e aqui nao é diferente!

Para quem nao sabe, eu ainda nao tirei minha carteira de motorista aqui nos EUA. Preguiça? Talvez…mas fato é que enquanto isso nao acontece…eu vou de ônibus! Alguém se habilita a pegar uma carona comigo?

Passei por uma situação bastante inusitada quando estava voltando do shopping hoje. Vou contar para vocês, mas vou compartilhar tambem como é a maratona de andar de ônibus aqui em Bellingham.

Tudo gira em volta do horário. Nao sei se é porque aqui é uma cidade pequena, mas os ônibus tem horário certo para passar em cada ponto. No site da empresa de ônibus, assim como nos próprios ônibus, podemos acessar os livrinhos com todas as linhas e horários que os ônibus passam em cada ponto. No meu caso ele passa a cada quinze minutos, e o legal em saber isso é que tenho o privilegio de chegar no ponto cinco minutos antes do ônibus chegar. Imaginem durante o inverno…ficar horas esperando o ônibus no frio….ainda bem que aqui a hora dita as regras e ninguém fica parado no ponto fora do horário do seu busão!

Quando meu ônibus chegou notei duas coisas: todos eles estao adaptados para deficientes físicos e todos eles podem carregar até duas bicicletas. O menino que estava no ponto queria levar a bicicleta junto, e o que ele fez? Simplesmente colocou a bicicleta no rack dianteiro e entrou no ônibus normalmente. Ah, aqui pelo menos nao tem perigo de roubarem sua bicicleta!

20120210-191040.jpg

Além disso olha que legal pessoal: o motorista esta sozinho, nao tem cobrador e nao há troco. Se você nao tem o bus pass (cartão-passe de ônibus) e for pagar com dinheiro, a tarifa é um dólar e você tem que ter a quantidade exata em notas ou moedas para embarcar. Ao entrar no ônibus você coloca o dinheiro na maquininha e vai para o seu lugar. Um detalhe legal é que o motorista nao da partida até que todos os passageiros estejam sentados.

Os deficientes físicos são muito bem tratados, como deve ser! O motorista aciona a rampa automaticamente e em seguida coloca o cinto de segurança no passageiro. Vejam a figura abaixo e me falam se nao é mesmo fantástico!

20120210-191520.jpg

Durante a viagem o motorista fica falando o nome dos pontos principais, tais como os centros comerciais, supermercados, principais avenidas etc. Para quem nao conhece a cidade é uma dica e tanto para nao se perder. Cada passageiro fala “Thank you” para o motorista quando desce do ônibus, assim como também o cumprimentam quando sobem nele.

Nossa, me empolguei e já estava me esquecendo de contar a situação inusitada… Alias, foram duas. A primeira foi um cara que sentou atras de mim e começou a cochichar por trás no meu ouvido, querendo saber meu nome, para onde estava indo etc. Quando disse que ia encontrar meu marido no shopping ele disse: “ahhh esquece então… Estou tentando pegar umas minas ai…”. Até que foi engraçado né?

O segundo nao foi nada agradável nem engraçado. Gente, o que fazer quando um cara fedorento em todos os sentidos senta do seu lado? Detalhe: nao estava mal vestido nao! O odor era tão forte que nao agüentei. Comecei a sentir vontade de vomitar e desci um ponto antes para poder respirar um azinho puro.

Como vocês podem ver, ônibus é ônibus, seja americano ou brasileiro. Acontece de tudo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s