Português e Inglês – Eles salvaram a minha vida profissional!

Vou dedicar o post de hoje à esses dois idiomas maravilhosos que tanto amo. Graças a eles eu posso dizer que sou uma pessoa realizada profissionalmente.

Para quem não sabe, quando cheguei aqui nos EUA (em 2009) eu não tinha condições de arrumar emprego formal devido a falta de documentação. Além disso confesso que fiquei um pouco perdida sobre o que fazer da minha vida profissional. No Brasil eu era Supervisora de Importação e trabalhava em um “freight forwarder”, vulgo agente de cargas, mas aqui nos EUA eu sentia que essa não mais seria a minha profissão.

Eu sempre ouvi as pessoas dizerem que nunca ou raramente conseguiam consolidar carreira aqui nos Estados Unidos. Realmente parte de tudo isso é verdade, especialmente quando você presencia a dificuldade em trabalhar na sua área, uma vez que você não tem nenhuma formação no país. Claro que há exceções, e tem gente que luta e consegue ter sua profissão reconhecida. O fato é que meu caso era diferente.

Moro em uma cidade pequena (Bellingham), de aproximadamente 110 mil habitantes e, como podem perceber, não comporta grandes empresas e nem mesmo uma empresa no ramo do comércio exterior. Pois então comecei na estaca zero. Sem documentos, impossibilitada de trabalhar na minha profissão…eu tinha que buscar uma solução para voltar a ter meu dinheiro e ajudar o marido nas despesas.

Pensei em várias possibilidades. Conheço muita gente que começa uma vida nova aqui na América trabalhando como babá em casa de família, ou mesmo como caixa de supermercado, garçonete etc. Nada contra essas profissões, mas o problema é que eu jamais consegui me imaginar fazendo isso.

Pois aí é que Deus mostra como nunca te abandona, e faz você enxergar a luz que tanto precisa. Ele colocou minha amiga Beta em meu caminho. Parecia tão óbvio!  Quais são as coisas de que mais gosto? Computador, Idiomas, Escrever… pois então eis a solução: a tradução é a minha cara-metade na profissão!

Não foi fácil. Começar do zero é sempre muito difícil, todos devem saber. Mas com disposição e muito trabalho a gente sempre chega lá! Lembro como se fosse hoje o quanto fiquei feliz em ganhar meus primeiros 25 dólares por um documento traduzido. Hoje, graças a Deus os negócios só estão crescendo e me orgulho de ter minha própria marca no mercado: Agility Translations

Para quem tem interesse na área de tradução, fiquem ligados! Em breve vou divulgar um blog profissional destinado para esta área. Será um prazer compartilhar conhecimento e experiências com todos vocês.

Para finalizar, gostaria de dizer que este post quis transmitir a seguinte mensagem: Nunca é tarde para recomeçar do zero. O lance é levantar a cabeça, sacudir a poeira e dar a volta por cima… SEMPRE!

Anúncios

4 comentários sobre “Português e Inglês – Eles salvaram a minha vida profissional!

  1. Erica Guisard Audra disse:

    Nossa!!! como foi bem ler tudo isso acima!! Eu tambem to me imaginado em fazer outras coisa mais…..Nao e facil. Com o seu testemunho eu senti que e possivel chegar la…

    Parabens, e muito mais vitorias a de chegar pra voce..

  2. Beta disse:

    E como você já descreveu bem o que é esta experiência por aqui – e que por isto mesmo, talvez tão mais difícil se considerarmos a cultura diferente (ainda que ocidental), vou fechar com um trecho do escritor T. S. Elliot:

    “…to make an end is to make a beginning”.

    É isso, um ciclo que se completa. Para que outro possa começar.

    Um beijo minha querida, obrigada pela menção que me deixou surpresa (eu já disse que você está onde deve estar, por conta da sua dedicação e méritos que alcançou com trabalho contínuo e perseverança).

    Muito sucesso para a Agility Translations em 2012 – há muitas conquistas mais te esperando!!

  3. Barbara Minitti disse:

    Me orgulho muito de você amiga! Mais ainda de ser sua amiga! Que Deus continue te cobrindo de bençãos e conquistas! Amo você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s