O que fazer com restos de legumes e vegetais? Caldo de legumes/galinha/carne caseiro!

Olá pessoal. Hoje o nosso post será bem interessante, com dicas do chef Ian para vocês aproveitarem ao máximo legumes e verduras.

A pergunta que não quer calar é: o que vocês fazem com o talo das folhas, “tampa” do tomate, com as pontas da cenoura, tampa da cebola etc.? Vai tudo para o lixo? Êpa! Nota zero para quem joga isso fora. Além de ser fonte de vitaminas e proteínas, essas partes indesejadas tem muita utilidade. Vocês conseguem imaginar que é possível fazer deliciosos caldos e sopas com estes ingredientes? Vamos aprender como agora!

Em primeiro lugar, a regra básica é: não jogue nada disso fora. Vai preparar uma salada e está cortando tomates, cenoura, cebola, e folhas? Pois bem, as partes indesejadas podem ser colocadas em um saquinho zip. Quando terminar, este saquinho deverá ir direto para o congelador/freezer. O importante é: toda vez que for jogar estas partes fora, lembre-se de que existe um saquinho no congelador/freezer esperando para ser preenchido.

Repita este procedimento por pelo menos três semanas, ou até o saquinho ficar totalmente cheio. O nosso já está ficando cheio. Vejam a fotinho abaixo:

Saquinho Zip que está sendo preenchido com as partes não utilizadas das verduras e legumes.

O próximo passo é fazer o nosso caldo de legumes (ou de galinha ou carne). Nós optamos por fazer um caldo de galinha com legumes. Temos que utilizar uma panela grande (daquelas de sopa) pois esse caldo rende muito! Vamos à receita:

Compramos aquele frango inteiro congelado, separamos as partes: peito, asas, coxas e sobrecoxas. Colocamos estas partes do frango em saquinhos separados e eles foram para o congelador, pois serão utilizados em outros deliciosos pratos. Para fazer o caldo precisamos apenas dos restos do frango que limpamos (tipicamente a carcaça). Feito isso, vamos à panela:

– Colocar a “carcaça do frango”, + todos os restos de vegetais já armazenados + 4 dentes de alho amassado com casca e tudo + água fria a vontade (geralmente até que os ingredientes da panela fiquem totalmente cobertos. Temperamos com ervas, tais como orégano, folha de louro, salsinha, ou qualquer tipo de erva que desejar. O chef Ian apenas não recomenda o uso de cheiro verde nesta receita.

– Simplesmente tampe a panela e deixe ferver em fogo BAIXO por aproximadamente 6 horas. É importante ter em mente que quanto mais ferver, mais saboroso ficará.

– Quando tiver pronto, com uma peneira, retire o caldo já pronto e jogue todos os ingredientes sólidos da panela fora.  Coloque o líquido (caldo) em uma tigela (não colocar em saquinhos plásticos) e ponha direto na geladeira para esfriar. ATENÇÂO – Não esfrie o caldo em temperatura ambiente. Tem que ser na geladeira, ta?

– Quando estiver frio, coloque em um saquinho zip novamente e congele para ser utilizado depois, quando desejar. Veja figura abaixo:

Nosso caldo de galinha e legumes já congelado e pronto para uso!

É isso ai pessoal. NOSSO CALDO ESTÁ PRONTO!

Para quem não sabe, ele pode ser utilizado em:

  •  Sopas
  •  Qualquer prato que desejar colocar caldo de galinha/legumes
  •  Risotos

E muito mais.

Este caldo simplesmente é o seu caldinho Kinorr ou Maggi, só que muito mais saudável e o melhor: sem desperdício de alimentos e NÃO CUSTOU NADA! TUDO FOI APROVEITADO!

Bom apetite!

Anúncios

Um comentário sobre “O que fazer com restos de legumes e vegetais? Caldo de legumes/galinha/carne caseiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s