2012 Mais Verde – Fim das Sacolinhas de Supermercado

Tanto aí no Brasil, como aqui nos Estados Unidos o governo está realmente engajado em uma questão: acabar com as sacolas plásticas de supermercado.

Usada para diversos fins, a tradicional sacolinha de supermercado não é vista com bons olhos por quem se preocupa com o meio ambiente. Se ela for armazenada em um aterro adequado, pode levar até 150 anos para se decompor. Seattle consome 292 milhões de sacolas por ano, e Sao Paulo 1,7 bilhão de sacolas somente nas principais redes de supermercados (imagina nas demais).

Dá para se ter uma ideia do tamanho do prejuízo ao meio ambiente, não é mesmo? Vejam o vídeo abaixo, que enfatiza essa questão e os danos causados à natureza.

 

A notícia boa é que no dia 19 de dezembro de 2011 Seattle votou e foi aprovado por unanimidade a proibição das sacolas plásticas de supermercado. Essa lei passa a vigorar a partir de julho de 2012. Seattle também irá cobrar vinte centavos de dólar por cada sacolinha de plástico utilizada como forma de incentivar as pessoas a trazerem suas próprias sacolas reutilizáveis. Também em dezembro de 2011 o prefeito de Sao Paulo aprovou a lei que dá fim as sacolas plásticas na cidade de São Paulo.

Sei que deve ser difícil se acostumar com a ideia de não ter mais as sacolinhas para colocar o lixo, guardar guarda-chuva, colocar na lixeirinha do banheiro ou até mesmo para ter uma reserva para emrgências. Quem nunca pegou umas sacolinhas extras no supermercado que atire a primeira pedra! O fato é que depende de nós salvar e preservar o meio ambiente, essa terra em que vivemos.

O preço dessa alternativa não é tão absurdo assim, se pensarmos no bem imenso que estaremos fazendo ao meio ambiente. Digamos SIM para as sacolas resistentes de pano ou de qualquer outro material, contanto que sejam reutilizáveis. Toda vez que vou ao mercado, eu já carrego as minhas sacolinhas (já tenho 4), que são vendidas nos próprios mercados a um preço que varia entre 1 dólar e 1,99.

E aí pessoal? Não é tão difícil assim desprender de certos hábitos e carregar sua própria sacolinha aonde for. A causa é muito mais do que nobre!

Sacolas Reutilizáveis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s