Sai para lá gripe, ou será resfriado?

Hoje vamos falar de um “companheiro” que insiste em nos pegar.
Na verdade, não importa se é inverno ou verão. Ele está sempre lá para atormentar aqueles que estão com baixa imunidade.
Tudo começa com uma leve dor de cabeça, depois a coriza no nariz. Termina com dor de garganta, dor no corpo e falta de apetite.

É ele gente! O famoso resfriado, ou será gripe? (veja mais abaixo a diferença).
Mais do que saber como tratar, é muito mais importante saber como prevenir.

A seguir vocês encontrarão algumas dicas para afastar de vez os sintomas e passar as festas de fim de ano celebrando a saúde.

Higiene - Lavar as mãos

1. Lave as mãos.

As suas mãos estiveram em contacto com germes durante todo o dia. A melhor de livrar-se deles é lavar vigorosamente as mãos. Lave as mãos antes de preparar as refeições, depois de mexer em carnes cruas e antes de servir os alimentos. Eu sempre tenho na bolsa um álcool em gel para desinfetar as mãos caso esteja em algum lugar onde não seja possível lavá-las. Atenção para locais públicos, como ônibus, corrimãos etc.

Descanso - dormir bem é essencial

2. Descanse.

Hoje em dia, a maioria das crianças e adultos não  dorme o suficiente. Quando o corpo não descansa o suficiente, existem maiores  probabilidades de adoecer. Garanta suas 8 horas de sono no mínimo.

Se exercitar é o lema!

3. Faça exercício.

Existem  fortes indicadores que dizem que quem pratica desporto adoece com menor  frequência. O exercício é importante durante todo o ano, mesmo durante o  inverno. Tenha um plano para manter-se activo durante o inverno, como vídeos de  exercícios, saltar à corda ou praticar natação.

4. Confie em alimentos  saudáveis, não em vitaminas.

Alimentos saudáveis são muito melhores que suplementos  para a prevenção da gripe, porque através de alimentos conseguimos todo um  pacote nutricional. Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar  vitamina C porque a laranja oferece-lhe um conjunto de nutrientes – magnésio,  potássio, folato, vitamina B6 e flavonóides ricos em antioxidantes.

A diferença entre gripe e resfriado

Quando uma pessoa começa a espirrar, muitos se apressam para dar um diagnóstico: é gripe. Não necessariamente, alertam os médicos. Pode ser também um resfriado. Com alguns sintomas parecidos, a gripe comum e o resfriado são confundidos com frequência. Para saber a diferença, basta prestar atenção ao que se está sentindo.

O resfriado é causado por um rinovírus e dificilmente evolui para doenças mais graves. Já a gripe comum exige mais atenção do doente. Causada pelo vírus Influenza, a gripe comum, se não for tratada, pode evoluir para doenças mais sérias, como pneumonia e bronquite.

Resfriado Gripe comum
Espirro Febre
Coriza Calafrios
Obstrução nasal Tosse seca
Tosse Dor de garganta
Garganta inflamada Dor de cabeça
Rouquidão Dores no corpo
Mal-estar
Perda de apetite

Depois de toda essa mini-aula, podemos agora nos preparar para afastar de vez esse intruso e curtir esse fim de ano, que promete e muito!

Muita saúde para vocês e até o próximo post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s