Após o Halloween o que fazer com as sementes das abóboras?

Oi pessoal. Vocês se lembram que no post anterior eu mencionei que era importante nao jogar fora as sementes das abóboras quando forem fazer as caretas?
Pois é, essas sementes podem ser aproveitadas de uma forma deliciosa, e o mais importante: nutritiva.

As sementes de abóbora fazem parte do grupo de alimentos que os especialistas chamam de “Prozac natural”. Isso porque elas são excelentes fontes do aminoácido chamado triptofano, que ajuda a melhorar o humor. Além disso, uma porção desse alimento – ideal para o lanchinho da tarde – tem 150 mg de magnésio, nutriente que protege o sistema imunológico e fortalece os músculos.

Os benefícios não param por aí! É também indicada para combater a hipertensão, por conta do alto teor de potássio (mineral capaz de auxiliar no controle da pressão arterial). A semente de abóbora contém beta-sitosterol, um antiinflamatório que auxilia no emagrecimento.

Uma boa opção é integrá-la à sua alimentação como um aperitivo. Ao invés dos famosos salgadinhos industrializados, prefira as sementes de abóbora!

Como fazer? Simplesmente lavem as sementes e em seguida devemos seca-las totalmentecom papel toalha. Podemos tostar da mesma forma que se costuma fazer com amendoins. Coloque em uma forma com azeite, sal a gosto. Algumas pessoas colocam pitadas de pimenta do reino. Em seguida coloquem no forno para assar. Quando estiver tostadinha, basta comer. São deliciosas.

Ainda nao estao convencidos? Vejam mais benefícios:

1) Ajuda a emagrecer, fortalecer o sistema imunológico e controlar a hipertensão

Você sabia que as sementes de abóbora estão entre os alimentos com maior teor de fibras? Por isso, esse alimento ajuda no funcionamento do intestino e no emagrecimento. Além disso, elas são riquíssimas em vitaminas E, A e do complexo B.

E os benefícios não param por aí. “O consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário para as células de defesa do organismo”, afirma Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde. “Outro mineral presente é o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial”, complementa a especialista.

2) Sacia e tem ação calmante

As sementes de abóbora fazem parte do grupo de alimentos que os especialistas chamam de “Prozac natural”. Isso porque elas são excelentes fontes do aminoácido chamado triptofano, que ajuda a melhorar o humor. Além disso, uma porção desse alimento – ideal para o lanchinho da tarde – tem 150 mg de magnésio, nutriente que protege o sistema imunológico e fortalece os músculos.

3) Dá energia para malhar

Você torceria o nariz se ouvisse falar em uma receita de mingau de semente de abóbora? E se soubesse que esse prato tem um alto teor de zinco e é fonte de energia graças à presença do ferro, o que garante disposição para realizar os exercícios para emagrecer?

O melhor de tudo é que essa receita simples e fácil de preparar também beneficia a pele e o sistema nervoso devido a sua dose de Ômega 3, além de combater problemas cardiovasculares e a deficiência imunológica. Mudou de ideia? Então anote aí!

Mingau de sementes de abóbora

Moa uma xícara e meia de sementes de abóbora, depois adicione duas xícaras de leite desnatado e misture até obter a consistência de um mingau. Se estiver muito grosso, acrescente mais uma xícara de leite. Transfira para a panela e deixe ferver. Adicione sal a gosto e sirva. Leve, esse mingau pode substituir o jantar, garantindo energia de sobra para o dia seguinte.

4) Conbate os radicais livres

Saborosa, a abóbora é um conhecido alimento funcional que, além de nutrir, ainda melhorar o funcionamento do organismo. Ela contém carotenóides, substâncias que reduzem os efeitos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além de ter sementes que rendem um delicioso petisco, a abóbora ainda é fonte de vitamina C, E e A, assim como de enzimas que ajudam a hidratar a pele.

Pois é gente. E quem poderia imaginar que as sementes poderiam servir para alguma coisa que nao fosse plantar ou jogar fora?

Deseja uma vida mais saudável? Substitua seus amendoins e batatinhas fritas por sementes de abóbora torradinhos, crocantes e saborosos!
Beijos e até o próximo post!

20111031-105333.jpg

Anúncios

3 comentários sobre “Após o Halloween o que fazer com as sementes das abóboras?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s